IBM apresenta computador mais pequeno do mundo, do tamanho de um grão de sal

A empresa norte-americana International Business Machines “IBM”, voltada para a área de informática apresentou recentemente durante a sua conferência anual, a IBM Think 2018, o computador mais pequeno do mundo, com uma elevada capacidade de processamento, associada a um tamanho que não excede o de um grão de sal.
 ibm 2 720x405
O tamanho do computador em questão é de apenas 1mm x 1mm, menor que um grão de sal, e aparentemente custa menos de 10 centimos de dólar a construir. Este título pertencia antes ao Michigan Micro Mote, de 2015, que media apenas 2mm x 2mm.
As suas características não são totalmente conhecidas ainda, mas a IBM revelou que este computador tem um processador com várias centenas de milhares de transistores, memória SRAM, uma célula fotovoltaica para alimentação e uma unidade de comunicação que usa um LED e um foto-detetor para comunicar com o mundo.
Por agora ainda não existem aplicações práticas para este computador, mas a empresa espera que em breve ele possa ser usado de forma embebida nos objetos do dia a dia, para aplicações blockchain, dedicadas a detetar a localização de bens, roubos e fraudes.
 ibm 3



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.